“A APAE é feita de esforços e atitudes
transformadoras, motivadas por
integrantes que acreditam no mesmo sonho.”
“Associação de Pais e Amigos
dos Excepcionais

Agenda

 Confira nossa agenda, dos eventos que já aconteceram e dos que ainda estão para acontecer:

Próximos Eventos


Vazio!

Aconteceu


Apae realiza bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal

Entre os dias 12 e 15 de novembro, das 8h às 17h, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brusque, estará realizando mais uma edição do bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal. Na noite de quarta-feira, 11 de novembro, os portões da entidade permanecerão abertos, já que muitas pessoas costumam chegar durante a madrugada para garantir um bom lugar entre os primeiros compradores. A senha de acesso ao local, no entanto, passa a ser distribuída a partir das 7h de quinta-feira.
As regras são as mesmas das edições anteriores, com limite de compras fixado em R$ 700. Caso o produto adquirido ultrapasse o valor, apenas esta unidade poderá ser comprada. É importante que as pessoas estejam munidas de RG e CPF. Já a forma de pagamento será em dinheiro, cartão de crédito ou débito. Cheques não serão aceitos.
“Todas as construções que temos na instituição é graças ao bazar da Receita Federal. Nós fizemos um projeto de reforma de todas as nossas oficinas e fomos contemplados. A Receita Federal não autoriza bazares para o custeio das instituições. É um benefício exclusivo para investimento e, aqui, será destinado para melhorias das nossas oficinas”, explica o presidente da Apae, Sebastião Ernani Poia.
Todas as compras são acompanhadas por monitores, instruídos para explicar as especificidades de cada produto, com ênfase nos eletrônicos. Cada visita ao local terá a duração máxima de 30 minutos e não será permitida a entrada de acompanhantes.
“Este é o melhor bazar que já recebemos, com muitas mercadorias de maior valor agregado. É a primeira vez que recebemos, por exemplo, carretilhas eletrônicas para pescadores, além dos molinetes de pesca. Os perfumes vieram em pouca quantidade, mas com uma qualidade superior. Temos brinquedos para crianças, vestuário e acessórios para todas as idades, videogames, aparelhos celulares, equipamentos de som automotivo e eletrônicos em geral”, destaca o vice-presidente da Apae, Márcio Belli.
Tradicionalmente, o bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal é conhecido pelos preços atrativos. Este, especificamente, mantém tabela com valores fixados do ano passado, ainda na baixa do dólar, o que pode ser uma boa opção para quem planeja antecipar as compras de Natal. Vale apenas ressaltar que não há garantia para os produtos adquiridos e que não serão aceitas trocas ou devoluções.

Compras limitadas

Item Quantidade máxima
Brinquedos 15 unidades
Artigos de bazar 15 unidades
Equipamentos eletrônicos 2 unidades
Relógios de pulso 5 unidades
Instrumentos musicais 1 unidade
Vestuário 12 unidades
Perfumes e cosméticos 5 unidades

Foto: Bazar
Crédito das fotos: Guédria Motta
Legenda: O presidente da Apae, Sebastião Ernani Poia e o vice-presidente, Márcio Belli, ao lado dos voluntários, trabalham na organização do bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal
Leia +10/11/2015

Apae de Brusque participa de Audiência Pública sobre a situação dos idosos com deficiência

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, participou nesta quinta-feira, 24 de setembro, da Audiência Pública "A situação do idoso com deficiência em Santa Catarina na perspectiva da saúde, acessibilidade e qualidade de vida”. O evento, realizado na Faculdade São Luiz, foi proposto pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e reuniu lideranças políticas, representantes de outras entidades assistenciais da região, além da comunidade de modo geral.
Em torno de 60 alunos da Apae de Brusque, a maioria do Centro de Convivência Rute de Sá (Cecon) também participaram da audiência, entre eles o primeiro aluno da entidade, Pierre Moritz, que ao lado de demais autoridades fez a composição da mesa no evento. Professores e coordenadores da Apae de Brusque também prestigiaram a sessão na oportunidade.

Diagnóstico
A audiência pública realizada em Brusque é uma das cinco que tratam do tema no Estado, que já ocorreram em Urubici, no mês de agosto, e em Penha no último dia 15. Além de Brusque, estão previstos ainda debates em São José e Laguna. A proponente do evento foi a deputada estadual Dirce Heiderscheidt (PMDB), coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa na Assembléia Legislativa. Segundo ela, o objetivo das audiências é ver quais são as principais demandas nas regiões para sejam feitos diagnósticos de quantas pessoas idosas deficientes existem no estado e quais as suas principais necessidades. “A nossa preocupação é estar nas cidades, discutir esse tema e verificar a possibilidade de melhorias nas políticas públicas voltadas aos nossos idosos para que eles possam envelhecer com dignidade, em especial os que possuem alguma deficiência. Queremos fazer esse diagnóstico e levar aos nossos governantes, desde prefeitos até a presidente do país”, comentou.

Apoio do poder público
Para o presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia, é através do poder público que entidades como a Apae de Brusque podem desenvolver, cada vez mais, trabalhos com pessoas com deficiência na terceira idade. “Alguns dos nossos alunos que são idosos já não têm mais os pais e dependem de outros familiares, ou de terceiros. Sabemos que somente a Apae não tem como realizar um trabalho contínuo com essas pessoas, já que o ideal é que no futuro esses alunos até possam ficar permanentemente na instituição. A partir dessas discussões propostas, nessa e em outras reuniões da Alesc, esperamos que possam surgir documentos e quem sabe leis que trarão resultados positivos perante ao poder público para nos apoiar nessa causa”, declarou.
O gerente de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, Rodrigo Cesari, no ato representou o secretário da pasta, Ewaldo Ristow Filho, também acredita é por meio de discussões e da conscientização que será possível garantir aos idosos deficientes, mais qualidade de vida. “Todos nós queremos e temos a vontade de envelhecer com dignidade, e as pessoas deficientes da mesma forma têm esse direito. Acredito que o trabalho é muito mais da conscientização, em especial da nossa juventude, sobre a necessidade da doação a essas pessoas e dos cuidados necessários com elas. Essa audiência é um passo muito importante, e esperamos colher bons frutos a partir disso”, completou.

Participaram ainda do evento o deputado estadual Serafim Venzon (PSDB) e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Silvia Kuhnen.
Leia +25/09/2015

60 anos da Apae de Brusque marcam a 35ª edição da Festa da entidade

Foi em clima de aniversário que nos dias 11 e 12 de setembro a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque realizou a 35ª edição de sua tradicional Festa. O evento marcou os 60 anos da entidade, fundada em 1955 por dr. Carlos e dona Ruth Moritz (in memorium), pais do aluno mais antigo da instituição, Pierre Moritz, sendo a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda do país.
Com um público de mais de 3 mil pessoas, os dois dias de festa contaram também com o trabalho de cerca de 200 voluntários que se dedicaram nos mais diversos setores do evento, garantindo a organização e a animação da festa para todos os visitantes. “Foi uma festa maravilhosa e superou as nossas expectativas. Para nós, o mais importante foi ver as famílias, as crianças, os amigos, e a comunidade de forma geral comemorar esses 60 anos conosco. Como voluntário às vezes nos deparamos com muitas dificuldades, mas ver toda a população prestigiando essa festa linda é recompensador e nos dá mais garra para continuarmos com a nossa dedicação por muitos anos”, declarou o presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia.

Atrações e emoção nos 60 anos da entidade
A Festa contou em ambos os dias com a venda do cachorro-quente, de doces, Roda da Fortuna, pescaria, barracas dos alunos e do Clube de Mães da Apae, entre outras atrações. Além disso, a banda Xamã (Serenata e Eventos) também se apresentou nos dois dias da festa, antes do início das apresentações musicais. Na sexta-feira, 11, o público pode conferir o show de Bia Barros e banda e degustar dos deliciosos pratos de polenta com galinha.

Já no sábado, a festa foi marcada por muita emoção, com a celebração de um Culto Ecumênico em homenagem as seis décadas de fundação da entidade. O evento teve a presença do pastor Vilimar Schweigert, da Igreja Evangélica do Calvário, do pastor Cláudio Schaefer, da Comunidade Luterana de Brusque, e do padre Gilberto Moisés, do Sagrado Coração de Jesus. Ambos falaram sobre a história de amor, dedicação e luta da entidade, que se tornou uma das principais em Brusque e no estado no auxilio as pessoas com deficiência. “Ao celebrarmos 60 anos de história, sabemos que foram muitas as dificuldades. Mas o amor das pessoas que ajudaram essa instituição fez com que a Apae se solidificasse e superasse todos os obstáculos. Que Deus possa abençoar este local e as pessoas que trabalham e se dedicam aqui em prol do próximo, por muitos anos ainda”, comentou na oportunidade o pastor Vilimar.

O culto contou com a presença da diretoria da entidade, além de colaboradores, alunos e voluntários da festa. Entre eles, o ilustre Pierre Moritz, que transbordou de felicidade durante as comemorações dos 60 anos da Apae, em especial na hora do “Parabéns a você” . “Ele ficou muito empolgado e feliz em participar da festa. E nós da família mais ainda, em vivermos esse momento com ele, que todos os dias frequenta a Apae. Sempre vamos procurar fazer tudo que pudermos, tanto para ele quanto para a entidade e estamos muito felizes em saber que a comunidade de Brusque participou conosco desse momento especial, valorizando o que é feito pela Apae”, comentou a irmão de Pierre, Maria Teresa Moritz Montibeller.

Família Apaeana
Assim como Pierre, a aluna Viviane Voss estava muito emocionada em poder celebrar os 60 anos da entidade que tem como sua segunda casa. Para ela, a Apae de Brusque é muito mais do que uma instituição que auxilia pessoas com necessidades especiais. “Aqui somos uma grande família. E essa festa simboliza o nosso amor, a nossa felicidade. É uma grande conquista e orgulho para nós chegarmos aos 60 anos”, comentou ela. Da mesma forma, o aluno Sebastião Gomes Neto, era só sorrisos ao longo da festa, principalmente por poder ajudar na retirada dos pratos das mesas. “É um momento muito especial. Estou muito feliz de vivenciar isso e em poder ajudar como voluntário na festa também. Aqui temos tudo o que precisamos e para os próximos anos espero que venham só coisas boas”, completou.

Após o culto e o corte do bolo dos 60 anos, os festejos seguiram no sábado com a venda dos tradicionais churrascos, além da animação do trio de Calinho Luminoso, Didi Maçaneiro e Bruno Moritz, com o melhor da MPB. O público também pode conferir a bela coreografia do grupo de dança da Apae de Brusque, que se apresentou ao som da música “By my side”, da banda INXS, emocionando o público em mais um momento mágico da festa.

Sorteio
Mesmo com o fim da festa, as rifas da Apae de 2015 ainda estão sendo vendidas. Este ano, serão sorteados um Celta quatro portas 0km como primeiro prêmio, uma Honda Fan 125, como segundo prêmio, além de um conjunto de fogão embutido, depurador de ambiente e forno elétrico, como terceiro prêmio, e duas TVs como quarta e quinta premiação. Os sorteios dos prêmios da rifa acontecem dia 17 de outubro, pela Loteria Federal. Interessados em adquirir os blocos podem entrar em contato com a Apae de Brusque no (47) 3351-2482.

Saiba mais
A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação. Atualmente, três unidades integram entidade: a Clínica Uni Duni Tê, e o Centro de Convivência Rute de Sá (Cecon) e o Centro Educacional e Profissionalizante Santa Inês (ISI). Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados.

Leia +22/09/2015

Festa Junina da Apae reúne alunos e familiares Evento foi marcado pela dança da quadrilha e casamento caipira

Não importa a limitação física ou mental. Na festa junina da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, todo mundo entrou na dança. O evento, realizado na noite desta quinta-feira, 25 de junho, nas dependências da instituição, reuniu professores e demais colaboradores, membros da diretoria, voluntários, alunos e seus familiares.
“É um dia de festa e o grande objetivo é mesmo este encontro da família. Muitos pais passam pela Apae toda semana e conhecem as atividades que são desenvolvidas. Hoje, no entanto, temos a oportunidade de confraternizar juntos e estreitar estes laços”, explica o presidente da Apae, Sebastião Ernani Póia.
Antes da apresentação das danças, a diretora social da Apae, Maria Lourdes Schulenburg, fez questão de agradecer a presença das famílias, que foram sensíveis ao convite feito pela Apae e se fizeram presentes. “Há alguns anos a gente não conseguia trazer tantas pessoas. Ver todo esse povo nos deixou alegres, porque nós precisamos que as famílias participem com seus filhos nas atividades desenvolvidas pela escola. Só assim temos a integração que precisamos”, ressalta.
De acordo com dona Lourdes, os últimos dias foram de intensos trabalhos. Recorte de bandeirinhas, decoração do painel que ilustrou o casamento caipira, ensaio das danças. Tudo com a supervisão dos professores, mas com o envolvimento permanente dos alunos. “O que nós estamos vendo aqui é o resultado do que foi idealizado entre os professores e os alunos. Aliás, é importante que o professor tenha esta visão, de respeitar, estimular e valorizar o que é feito pelos alunos durante as aulas”, garante.

As apresentações
O casamento caipira abriu as apresentações culturais da festa junina da Apae. A história, narrada e interpretada com muita graça, contava a história de um casal que, em uma única noite, casou suas oito filhas. É verdade que alguns maridos não estavam muito satisfeitos com o matrimônio, mas também não tinham coragem de fugir, levando em conta a espingarda na mão do pai das noivas. O padre, desajeitado e um pouco bêbado, foi o responsável pelas bênçãos e, no final, um grande baile encerrou a cerimônia.
Na sequência, as crianças da Clínica UniDuniTê, acompanhadas de suas mães e professoras, apresentaram uma dança coreografada com rodas e formação de trenzinhos. Por fim, a tradicional quadrilha encheu de cor e encanto a quadra da Apae. Cavalheiros de um lado, damas de outro. Roda, túnel, caracol e a despedida.
Após as apresentações, os festejos continuaram na quadra interna, com a distribuição de cachorro-quente, pinhão, bolo, pipoca, suco e café. Com a música caipira tocando baixinha, as famílias puderam se conhecer melhor e trocar experiências sobre a criação de seus filhos especiais.

Nova data do pedágio
A Apae informa que já foi definida a nova data do pedágio da instituição: será no dia 18 de julho. Desde já, a entidade solicita a participação de voluntários que possam auxiliar na coleta das doações pelas sinaleiras de Brusque.
Mais informações pelo telefone 3351-2482, com Angela ou Aline.
Leia +07/07/2015

Apae Brusque participa da 7ª Feira do Livro

Desde a quarta-feira, 27 de maio, até o dia 2 de junho, a cidade de Brusque será palco de grande encontros literários, lançamentos de livros, contações de histórias, exposições, workshops e oficinas literárias com a 7ª Feira do Livro de Brusque, que acontece no átrio do Centro Universitário de Brusque - Unifebe.
A edição deste ano traz muitas novidades, entre elas a participação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Com um estande especial, o público pode conferir um pouco dos trabalhos realizados pelos alunos da entidade, como os cartões confeccionados com papel reciclado e os tradicionais tapetes. Esta é a primeira vez que a Apae de Brusque participa da Feira do Livro.

Trabalhos valorizados
Segundo a professora das oficinas de tapeçaria e papel reciclado, Marilde Staack, em torno de 20 alunos produziram os materiais expostos na Feira. Ela conta que após a divulgação da produção dos cartões feitos este ano pela entidade, surgiu o convite da organização do evento para a participação na Feira. “Para nós também é uma experiência diferente. O público está prestigiando bastante e essa é a primeira vez que temos esses trabalhos expostos também, já que os cartões, em especial, começamos a fazer este ano”, explica a professora.
Além da exposição dos produtos feitos pela Apae, os próprios alunos também estão se revezado na Feira, auxiliando as professoras no estande da instituição. A frequentadora da Apae Viviane Aparecida Voss, 29, foi uma das alunas que esteve na manhã de sexta-feira, 29, no local e não escondia a felicidade de ver os trabalhos feitos por ela e pelos colegas na Feira do Livro. “Para nós está sendo muito bom participar, pois interagimos com outras pessoas, e elas também veem e valorizam o nosso trabalho. Além disso, o grupo todo participou da produção tanto dos cartões como dos tapetes, e sempre trocamos ideias, sugestões, para fazer um bom trabalho”, completa.
Para este ano, as oficinas da Apae já estão desenvolvendo cartões de Natal, bem como preparando, para o segundo semestre um novo projeto, chamado Papel Semente. “Os tapetes já são tradicionais e uma marca registrada da Apae. Como começamos a produção dos cartões esse ano, pretendemos dar continuidade e inovar cada vez mais essa produção”, completa a professora.

Saiba mais
A 7ª Feira do Livro de Brusque é um evento promovido pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura e pela Câmara Temática de Literatura de Brusque. A edição deste ano realizará diversas atrações, oferecidas gratuitamente à comunidade. O evento acontece no átrio do Centro Universitário de Brusque – Unifebe até terça-feira, 2 de junho, com uma intensa programação.
Leia +07/07/2015

I FEIJOADA SOLIDÁRIA 100% APAE

Dia 13 de junho acontecerá a I Feijoada Solidaria 100% APAE.
O valor da Camiseta será de R$40,00 e estarão disponíveis nos seguintes postos de venda; HAVAN, UNIFEBE, POSTO HAVAN, CDL, UVEL E APAE.
Mais informações: 3351-24-82.
Venham prestigiar!!
Leia +28/05/2015

Pedagio da APAE 2015

Pedágio da APAE será no dia 18 de julho de 2015.
Vamos participar!!
Leia +04/05/2015

Vem aí a 3ª edição do Bazar da APAE

Nos dias 15 e 16 de Março, será realizada a 3ª edição do Bazar da APAE, com saldos de produtos da Receita Federal. Serão comercializados apenas os seguintes produtos: eletro eletrônicos, som automotivos, peças de vestuário e materiais diversos.
O Local será na sede da APAE, Rua Augusto Bauer, 350 Jardim Maluche, o horário será das 8h as 17h.
Vale a pena conferir!
Leia +25/02/2014

Grupo Fraternos presenteou os alunos da Apae

Na tarde de sexta feira o Grupo Fraternos esteve na Apae presenteando os usuários com várias atrações: pintura facial, cama elastica, piscina de bolinhas, e também com o Papai Noel que distribuiu presentes e sorrisos às crianças , jovens e adultos que frequentam a instituição.
A Apae agradece aos idealizadores desta campanha e deseja à todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Acompanhem alguns momentos:
Leia +09/12/2013

Ganhadora da Camiseta Guga autografada

A ganhadora da rifa da camiseta do Guga autografada foi: Flávia Tamanini Marchewsky.
A Apae agradece a todos que colaboraram.
Leia +03/12/2013

Certificação Selo Social

O Selo Social de Brusque é uma estratégia para estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), reconhecendo órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais, as quais realizam investimentos internos e externos em prol da sociedade Brusquense.
O Selo Social de Brusque é um diferencial para empresas, órgãos públicos e entidades, pois se trata de um símbolo de responsabilidade social de ordem e dimensões mundiais.
Os certificados foram entregues para as organizações que inscreveram projetos visando acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. A APAE inscreveu 20 projetos e foi contemplada com os 8 selos.
A presidente da entidade D. Maria de Lourdes Schulenburg recebeu a placa comemorativa.
Leia +29/11/2013

Clube de Mães convida para o Café de Natal

Na próxima terça feira (12) será realizado o café de Natal. Haverá no local, Bingo, roda da Fortuna e Café. O clube de mães convida a comunidade à participar deste evento.
Leia +05/11/2013

Hallowen na Apae

No dia 31 de outubro se comemora o Halloween, mais conhecido no Brasil como o “Dia das Bruxas”. As comemorações do Halloween são mais comuns nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade.
Leia +31/10/2013

Eleição autodefensores

Está ocorrendo na Apae de Brusque a apresentação dos candidatos a autodefensores. Hoje pela manhã e a tarde os candidatos estão apresentando as suas propostas.
As eleições ocorrem nos dias 30 e 31/10, na sexta feira dia 1º/11 o casal eleito se apresenta na instituição.
A autodefensoria toma posse em janeiro, juntamente com a nova diretoria da apae.
Leia +29/10/2013

Rifa Camiseta Guga autografada

O fato de "querer ser útil" e de "querer ouvir" sempre foi uma constante na minha vida, desde adolescente. Quando pequena, eu sempre me oferecia para ajudar as pessoas com algum serviço que eu soubesse fazer. Na adolescência, eu me envolvia com trabalhos de igrejas, de creches e de comunidade, na cidade de Brusque ...(Alice Kuerten, mãe do Tenista).
Desde o início da sua carreira, Guga sempre esteve envolvido com o lado social da profissão. As atividades sociais de Guga cresceram com as suas vitórias em quadra.
Camisas de jogo, uniformes, raquetes, bonés foram doados ao longo da carreira do tenista para instituições, principalmente a Apae, com o objetivo de arrecadar recursos através de leilões.
A Apae de Brusque recebeu uma doação do Instituto Guga Kuerten. Atendendo a solicitação da instituição, enviou uma camiseta autografa para arrecadar fundos que serão revertidoas aos serviços da Apae Brusque.
A camiseta encontra-se exposta na clinica UniDuni Tê , está sendo realizada uma rifa e o valor do número é de R$10,00. Quem quiser colaborar é só comparecer à Apae para efetuar a compra.
Leia +23/10/2013

Dia do Professor

A Apae comemora o Dia do Professor oferecendo um delicioso café para os mestres.
À todos os professores parabéns pelo seu dia!!
Leia +15/10/2013

FESTA DA APAE

Nos dias 13 e 14 de setembro acontecerá a tradicional Festa da Apae.
Não percam!!
Leia +13/08/2013

4º Bazar APAE 2ª Etapa

Nos dias 3 e 4 de agosto acontecerá a 2ª etapa do 4º Bazar da Apae. Serão comercializados produtos eletronicos, roupas, brinquedos e outros.
O Bazar será realizado na FIP. O atendimento será das 9h as 18h. O limite para compra é de R$700 por CPF. O pagamento poderá ser realizado em dinheiro ou cartão de débito /crédito a vista.O valor arrecadado será destinado a cobertura do pátio interno que liga as três unidades de serviço, bem como a contrução da Torre da Caixa dàgua.
Leia +03/08/2013

4º Bazar da Apae

o Bazar da Apae será realizado nas dependencias da FIP nos dias 05, 06 e 07/07. Horário de atendimento será das 9h as 18h sem fechar para o almoço.
Leia +05/07/2013

Festa Junina

A Festa Junina acontecerá no dia 26 de Junho. Os usuarios já estão ensaiando para as apresentações. Toda a família está convidada.
Leia +11/06/2013