Unidade de Serviço da Apae de Brusque é referência no Estado de Santa Catarina
O mês de setembro é especial para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, já que além de celebrar seus 66 anos de fundação, a entidade comemora também os 30 anos de fundação da Clínica de Terapia Integrada Uni Duni Tê, uma das três unidades de serviço da Apae de Brusque.
Fundada em 25 de setembro de 1991 a clínica foi criada com o objetivo de oferecer serviços voltados ao desenvolvimento infantil, para todas as crianças do município de Brusque e da região, e desde então tem sido destaque no Estado e até mesmo no país pelos serviços e atendimentos prestados.
Início
A história da Uni Duni Tê teve início com a criação do Programa de Estimulação Precoce implantado na Apae de Brusque no final dos anos de 1980. Na época, os profissionais da instituição perceberam que muitas crianças buscavam atendimento após os oito anos de idade, com dificuldades de aprendizagem e atrasos no desenvolvimento que não haviam sido detectados nos primeiros anos de vida.
Assim, percebendo a necessidade de se realizar um trabalho de atendimento e estimulação precoce, nos anos iniciais de vida dessas crianças, para evitar as consequências dos atrasos no desenvolvimento, foi iniciado um projeto piloto no bairro Guarani, para a triagem e acompanhamento das crianças até 3 anos de idade. “O projeto teve duração de dois anos e detectou crianças com atraso no desenvolvimento, bem como percebeu as muitas dúvidas das famílias, em especial onde as mesmas poderiam buscar locais ou recursos para auxiliar o desenvolvimento dos filhos, já que até então, a Apae de Brusque não era vista como esse local. E o objetivo da Clínica sempre foi atuar nesse sentido, com o foco da prevenção”, relembra a coordenadora da Uni Duni Tê, Valdete Battisti Archer.
Após a conclusão do projeto iniciaram as tratativas para que o município de Brusque pudesse ter um local para a realização desse trabalho de intervenção e acompanhamento, em um centro de atendimento voltado à saúde e educação das crianças, com os programas já iniciados, de estimulação precoce e o acompanhamento do desenvolvimento infantil.
Desta forma nasceu a Clínica Uni Duni Tê, que passou a oferecer serviços como o Teste do Pezinho e da Orelhinha, acompanhamento e orientação multidisciplinar ao desenvolvimento infantil e estimulação precoce.
Assim, ao longo de suas três décadas de atividades, centenas de crianças e famílias foram atendidas pela Clínica. Em média, nos últimos cinco anos, 5.070 crianças foram atendidas anualmente no acompanhamento do desenvolvimento infantil, onde de 1% a 2% delas precisam de um trabalho mais específico com outros profissionais da equipe multidisciplinar, por apresentarem atrasos no desenvolvimento.
Pioneirismo
Após a criação da Clínica, em outubro de 1991, através de acordo firmado entre a Secretaria de Saúde do município, o Estado de Santa Catarina e a Apae, o Teste do Pezinho passou a ser feito exclusivamente na Uni Duni Tê, favorecendo assim a continuidade do trabalho de prevenção, encaminhamento e o olhar para o desenvolvimento infantil dos recém-nascidos.
Desta forma, o Teste do Pezinho passou a ser realizado em Brusque pela Uni Duni Tê dez anos antes de tornar-se obrigatório pelo Ministério da Saúde, que instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal através da Portaria Nº 822, em 6 de junho de 2001.
O Teste é obrigatório e gratuito em todo o território nacional, realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar dos bebês, preferencialmente no 3º dia de vida, que são enviadas para análise e podem identificar até seis tipos diferentes de doenças que, se não tratadas podem levar até a morte.
Para garantir que todos os bebês nascidos em Brusque, Guabiruba e Botuverá possam realizar o teste, a Clínica também realiza um monitoramento em parceria com os hospitais e as Unidades Básicas de Saúde da região. “Se alguma família não fez o teste, fazemos o contato, para garantir essa efetividade da triagem, já que este é o primeiro passo antes de exames de diagnósticos específicos, na identificação de possíveis doenças”, completa Valdete.
Audição
O Teste da Orelhinha é outro serviço prestado pela clínica desde 1997 e possibilita o diagnóstico precoce de perdas auditivas, além do monitoramento de crianças de até três anos com risco para perda de audição tardia.
Nos últimos anos, a Uni Duni Tê realizou em média 2.280 testes anuais, tendo cerca de duas crianças detectadas com perda auditiva a cada ano, que posteriormente também são encaminhadas para tratamento e acompanhamento.
Em 2002, após a aquisição de um equipamento específico, foi possível garantir a efetividade da triagem necessária, realizada até hoje pela Uni Duni Tê. “Pela importância que a audição e a linguagem têm no desenvolvimento da criança, sempre foram realizados trabalhos para investigação da audição, mesmo antes da aquisição de aparelhos específicos. Ou seja, as profissionais que atuavam no projeto realizado no bairro Guarani já tinham a visão da importância de testes auditivos nos bebês, para a triagem. E mesmo sem o aparelho indicado na época, haviam fonoaudiólogas que faziam o acompanhamento dos nascimentos, estimulação oral, e avaliação comportamental da audição, devido à importância deste atendimento”, completa a coordenadora.
Em 2018 novamente a Uni Duni Tê foi contemplada com equipamento para a realização do teste, mais moderno, e que assim como o anterior que era de 2010, foram conquistados por meio de projetos em parceria com instituições, garantindo assim a qualidade dos serviços prestados.
Conquistas
Ao longo de quase 30 anos a Uni Duni Tê prestou seus serviços em diversos locais: na travessa Guilherme Krieger, na rua Barão do Rio Branco, na rua Hercílio Luz, até que em 2012 contou com um espaço próprio, inaugurado anexo à sede da Apae de Brusque, onde funciona até hoje.
Segundo a coordenadora, ao longo dos anos, a Clínica contou com o auxílio de muitos profissionais e importantes parcerias, como a rede pública de saúde, a rede de ensino e a própria comunidade, que passaram a valorizar a importância da atuação da Uni Duni Tê na sociedade. “Hoje percebemos que há esse olhar para o desenvolvimento da criança. Os próprios Centros de Educação Infantil, as famílias e a comunidade como um todo têm esse olhar e nos procuram sempre que há alguma necessidade. Assim, hoje conseguimos ter um encaminhamento mais cedo que tínhamos há alguns anos, o que é o ideal, em especial para as crianças que precisam de um atendimento de profissionais de forma interdisciplinar”, complementa.
Mesmo com os desafios, em especial os recentes, da pandemia da Covid-19, a Clínica não deixou de realizar os Testes do Pezinho e da Orelhinha, bem como adaptou os demais atendimentos, com todos os cuidados necessários de prevenção, para a estimulação precoce e o desenvolvimento infantil.
Para a coordenadora, ver a Clínica alcançar seus 30 anos é uma grande alegria. “Cada pessoa que passou aqui, tanto os profissionais, como as famílias e as crianças atendidas deixaram suas contribuições para a história da Uni Duni Tê. São muitos os desafios, mas para nós é sempre uma alegria quando vimos a evolução e as conquistas das crianças que aqui passam, seja quando começam a andar, a falar, quando saem daqui e não precisam mais de um trabalho tão intenso de estimulação. Para isso trabalhamos todos os dias, para que essas crianças possam superar as suas dificuldades e ter condições de ter um bom desenvolvimento infantil e como ser humano. Para os próximos anos esperamos poder ampliar os serviços e atender um número ainda maior de crianças”, acrescentou.
Atendimentos
Para a realização do Teste do Pezinho, os pais devem entrar em contato com a Uni Duni Tê através do telefone: (47) 3351-2482 (ramal 5) ou (47) 98459-0607 para o agendamento do teste, realizado de segunda à sexta-feira, no período da manhã, na sede da Clínica. Na oportunidade, além do Teste do Pezinho também é realizado o Teste da Orelhinha, bem como a coleta de informações sobre a gestação, parto, pós-parto, entre outras, que são importantes para o acompanhamento da clínica no desenvolvimento infantil das crianças. A Uni Duni Tê fica na avenida Hugo Schloesser, nº 360, bairro Jardim Maluche, anexo a Apae de Brusque.
Média de atendimentos anuais (média dos últimos cinco anos):
-Teste da Orelhinha: 2.280
-Teste do Pezinho: 2.195
-Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil: 5.065
-Orientação Multidisciplinar: 900
-Estimulação Precoce: 12.045
-Média de crianças atendidas anualmente em todos os programas da Uni Duni Tê: 2.750.
-Média total de atendimentos de todos os programas: 26.575.
- A Clínica Uni Duni Tê conta com profissionais das áreas de: fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, neuropediatra, Serviço Social, enfermagem, pediatra voluntário, pedagogia, entre outros. |