Evento teve lançamento de livro escrito por alunos da instituição e sessão de autógrafos
Uma celebração do dia a dia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque (Apae). Assim pode ser definida a terceira edição da Mostra de Trabalhos realizada pela entidade na quinta e sexta-feira, 24 e 25 de agosto.
O evento tem como objetivo abrir a instituição para a comunidade e apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais com os alunos. “É uma forma de estar em constante sintonia e passar um pouco do que acontece na instituição. Todos os profissionais, de todas as áreas, se empenharam muito. É uma pequena parte de tudo que é desenvolvido no nosso dia a dia”, destaca a diretora administrativa da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto.
De acordo com ela, o evento, realizado durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, busca colocar o aluno da Apae em evidência. “É uma oportunidade de conseguir assimilar todo o conteúdo que é trabalhado, o que é muito positivo, porque coloca o nosso usuário como protagonista de toda essa experiência e a vivência que buscamos proporcionar na Apae”, ressalta.
Durante os dois dias de evento, a instituição recebeu a visita de estudantes de várias escolas da cidade, que puderam ver de perto toda a criatividade e o talento dos profissionais e alunos da Apae de Brusque. “No nosso dia a dia atendemos 280 pessoas, de todas as idades, desde bebês até maiores de 70 anos, e o cuidado foi justamente esse, de trazer um pouco da participação de cada um deles na mostra”, destaca a diretora.
Profissional da Apae de Brusque há 11 anos, a orientadora pedagógica Anelyn Pinheiro é uma das organizadoras da Mostra de Trabalhos. De acordo com ela, o evento surgiu da necessidade de mostrar o trabalho realizado dentro da instituição. “Tanta coisa linda é produzida aqui dentro, e os profissionais precisam mostrar isso. Esse é o intuito da mostra: uma grande celebração do nosso trabalho, feito com amor e muita criatividade”, diz.
Ela afirma que a Apae tem trabalhado constantemente para ir além dos muros por meio de parcerias que permitam aos alunos estarem inseridos na comunidade. “Queremos cada vez mais conseguir parcerias para que nossos usuários tenham a possibilidade de ir para outros lugares além da Apae, e que esses lugares também estejam preparados para recebê-los da melhor forma possível. E conhecer o trabalho realizado aqui é uma ferramenta importante neste processo”, acrescenta.
Lançamento de livro
Uma das iniciativas dentro da Mostra de Trabalhos foi o lançamento do livro “Um dia com meu amigo Matheus”, escrito em parceria por sete alunos da instituição e impresso pela plataforma Estante Mágica. O projeto foi desenvolvido dentro do Serviço de Vivências Laborais sob a supervisão do professor Marcelo da Silva Gomes. Cada aluno foi responsável por escrever um capítulo do livro, que conta a história do personagem Matheus. A obra retrata o dia a dia de Matheus, pela visão e as vivências dos sete autores: Ariel Pereira, Gabriel de Oliveira Vaidma Otero, Gian dos Santos, Jaqueline da Silva, Jeniffer Vaz Hugen, Marina Soares Pinheiro de Lima e Rômulo Henrique Ferreira Barbosa.
O livro foi desenvolvido dentro do currículo funcional, em que os alunos são estimulados a desenvolver habilidades para melhorar sua vida diária. “Pelo currículo funcional, eles aprendem a lavar louça, a fazer atividades rotineiras, para se tornarem um pouco mais autônomos, mas chega um momento que isso perde a graça, então pensamos em uma forma lúdica de fazer esse estímulo”, explica o professor.
Foi assim que surgiu o projeto do livro. “Criamos o personagem e eles foram montando a história em cima da experiência deles. Então, eles foram desafiados a criar o livro e participar de todo o processo. A obra surgiu da necessidade de instigar as habilidades para eles se desenvolverem mais, mas o mais importante foi ver no olhar de cada um o pertencimento. Isso foi o melhor de tudo”, diz Gomes.
A história foi uma construção coletiva e, cada autor, deu ao personagem o seu toque pessoal, a partir das suas vivências. Mariana Soares Pinheiro de Lima, 29 anos, é uma das autoras do livro. Durante o lançamento, ela não escondia a felicidade e o orgulho de ter participado do projeto. “Foi uma experiência muito boa. Gostei de participar junto com meus amigos e com o professor Marcelo. Foi a primeira vez que escrevi um livro e se Deus quiser quero escrever outros”, declarou.
Durante a Mostra de Trabalhos na tarde de quinta-feira, 24, os autores participaram de uma sessão de autógrafos do livro. A partir de agora a ideia é dar continuidade ao projeto, transformando o personagem Matheus em um desenho animado. “Estamos procurando plataformas para fazer os desenhos e colocar ele em movimento. Ideias vão surgindo, e vamos tentando, da melhor forma, dentro das capacidades, das especificidades de cada um deles desenvolver”, completa o professor.
Além do livro, diversos outros trabalhos puderam ser conferidos na Mostra, que contou ainda com a etapa local da Exposição dos Cartões de Natal feitos pelos alunos, e que irão concorrer ao Concurso Regional de Cartões de Natal 2023. O projeto é uma iniciativa da Federação Estadual das Apaes, através da Coordenação Estadual de Arte e coordenadores de Arte Regionais, e tem como objetivo selecionar trabalhos para o concurso nacional, que serão utilizados para a campanha de final de ano.