Apae de Brusque realiza 4ª Mostra de Trabalhos

Como forma de celebrar o dia a dia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, foi realizada a 4ª Mostra de Trabalhos. A atividade aconteceu na sede da instituição na tarde de quinta-feira, 22 de agosto, e recebeu familiares, estudantes das escolas do município, convidados e autoridades.
O evento tem como objetivo abrir a instituição para a comunidade e apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais com os alunos. “A mostra integra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e é uma oportunidade da comunidade escolar, familiares e convidados conhecerem um pouco do nosso dia a dia com os educandos. Então hoje temos expostos um resumo dos trabalhos que são realizados aqui, os recursos utilizados e as experiências vividas”, explicou a diretora administrativa da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto.
O presidente da Apae de Brusque, Renato Roda, fala que é um dia de celebração e a instituição se alegra em abrir as portas e receber o público. Ele ainda frisa que é um orgulho ver as atividades desenvolvidas com os educandos.
“Hoje é um dia muito especial para a Apae de Brusque, recebemos um grande público, passaram pelo nosso evento a secretária municipal de Educação, representantes da Unifebe, alunos de diversas escolas, familiares e amigos dos educandos. Acredito que nossos professores conseguiram traduzir os sentimentos dos alunos em forma de arte e hoje estamos apresentando um pouco do que é realizado no dia a dia. A mostra vem para confirmar que a instituição está cumprindo seu papel de acolher e atender da melhor maneira as pessoas especiais”, comentou Roda.

Os trabalhos
A mostra apresentou trabalhos e atividades desenvolvidas nos três núcleos da Apae de Brusque. Representando o Instituto Santa Inês, a professora Evânia Jaraceski, conta que o evento é um momento muito esperado pelos alunos. Ela fala que nesta edição trouxe alguns trabalhos manuais que desenvolvem a coordenação motora.
“Nós realizamos atividades em diversas áreas, temos aula de artes, de música e cuidamos da horta, tudo com o objetivo de desenvolver a parte cognitiva. Eu trabalho com a turma sênior, que são alunos maiores de 35 anos, então também tem a parte de preservar memórias, a motricidade e principalmente o bem-estar deles. Hoje estamos expondo as fotos dos momentos que tivemos durante o ano e também alguns trabalhos artesanais, como os vasos de argilas e as nossas plantas. Eles realizam todo o cuidado, plantam, regam, aparam as folhas secas, tudo com o intuito de desenvolver habilidades para a realização de atividades corriqueiras da rotina, como escovar os dentes ou pentear o cabelo”, explicou Evânia.
Expondo o trabalho realizado na Clínica Uni-duni-tê, a professora da Estimulação Precoce, Fernanda Torresani, fala que os alunos atendidos são as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Ela conta que para a mostra a equipe escolheu apresentar um pouco mais sobre os domínios do desenvolvimento infantil.
“O tema abrange diversas áreas de estimulação como a linguagem, o cognitivo, a motricidade e habilidade atencional. Então temos aqui vários brinquedos desenvolvidos pela nossa equipe para trabalhar as metas dos alunos. Claro que na grande maioria das vezes, com um brinquedo conseguimos desenvolver mais de uma habilidade”, pontuou.
Já a professora do Centro de Convivência Ruth de Sá, Bruna dos Santos, trouxe para a mostra uma experiência sobre autoconhecimento. “Desde o começo do ano nós estamos trabalhando com os nossos amigos o projeto Reflexo. Muita gente fala como temos que ser, como nós somos e falta essa parte da autorreflexão. Dentro das metas de cada um, trabalhamos essas questões para eles conseguirem expressar sobre o que gostam, o que querem fazer e experimentar coisas novas”, compartilhou.

Concurso de Cartões de Natal
Durante a mostra estavam expostos os desenhos dos educandos para o Concurso de Cartões de Natal. O artista visual e arte educador da Apae Brusque, Evailson Inomata, o Vavá, explica que a instituição sedia na sexta-feira, 23 de agosto, a etapa regional da competição.
“E representando a Apae de Brusque, o desenho escolhido foi da nossa aluna Shayane Klabunde, que utilizou técnicas artísticas bem profissionais, como a projeção de imagens e aquarela. Então isso demonstra que, através da troca de conhecimento, passamos não só habilidades básicas, mas também profissionais aos nossos educandos. E eles desenvolvem isto de uma maneira muito incrível”, ressaltou Vavá.
O trabalho de Shayane foi o cartão escolhido para a etapa estadual do concurso de cartões de Natal 2024, após vencer a fase regional.
Além disso, neste dia será promovida uma formação, para os professores de artes das APAEs do Médio Vale, sobre a técnica de Arte Urbana “Aerografia”.

Saiba mais
Fundada em 14 de setembro de 1955, a Apae de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz, que frequentou a entidade até 2022. Atualmente, 280 alunos recebem atendimento.
Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação: Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá.