Curso discutiu vivências em Educação Especial para professores da rede regular de ensino do município
A noite de terça-feira, 26 de setembro, foi marcada pelo encerramento da primeira turma do Curso de Formação Continuada da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque (Apae).
O curso faz parte do projeto “Apae Fora dos Muros” e tem como objetivo estender conhecimentos e vivências em Educação Especial para professores da rede regular de ensino de Brusque, que atendem alunos com deficiência. A formação teve início em junho, com aulas às terças-feiras. Participaram da primeira turma 38 profissionais da rede pública municipal e estadual de ensino.
O encerramento da capacitação foi realizado no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) e contou com a apresentação final de trabalhos propostos ao longo dos três meses de formação.
“Foi uma celebração de toda essa jornada, do processo desse curso na questão da inclusão, tendo como resultado a modificação de uma mentalidade para um pensamento mais inclusivo. Ao longo desse tempo as aulas foram intensas, abordamos desde a história da Educação Especial, a questão da deficiência intelectual, adaptação curricular, currículo funcional natural, e todas as aulas contribuíram para essa experiência”, destacou articuladora em Educação Especial da Apae de Brusque e responsável pelo curso, Anelyn Pinheiro.
Ao longo da formação, os participantes se dividiram e, cada grupo ficou responsável por fazer o estudo de caso de um aluno com deficiência ou em investigação matriculado nas escolas da cidade. No encerramento, cada equipe apresentou o seu caso e as evoluções conquistadas até o momento.
“Lancei esse desafio, de eles estudarem os casos, pensarem como meta algo que seja funcional para o aluno, a partir daí desenvolverem o planejamento com um olhar individualizado”, explicou Anelyn.
Mais conhecimento
Joneli Gionara Fernandes, coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vó Rosa Dallago, no bairro Limeira, foi uma das participantes da primeira turma da formação continuada da Apae. De acordo com ela, os meses de aula contribuíram muito para compreender mais o mundo da inclusão e para levar para a sala de aula iniciativas que fazem a diferença na vida das crianças. “Na faculdade, até pouco tempo, não tinha essa disciplina, e com o número cada vez maior de crianças com laudo ou em investigação, nós, como professores, precisamos nos especializar, buscar novas portas para poder transmitir conhecimento para essas crianças que precisam de outra forma para conseguir dar conta do que é necessário na educação”, comentou.
O presidente da Apae de Brusque, Renato Roda, acompanhou o encerramento da primeira turma e destacou a importância de abordar o tema da Educação Especial e inclusão para os profissionais da área educacional. “Tivemos relatos de casos muito emocionantes, com muitas histórias de vivências do dia a dia de professores da rede pública. Com certeza, essa formação foi uma grande troca de experiências e esses profissionais vão atender cada vez melhor aqueles que precisam. Para nós, da Apae, é muito importante promover ações como esta”, frisou.
O curso de formação está em sua segunda edição, e já estão com aulas em andamento, com programação para ser concluído ainda este ano.